VOCÊ SABIA QUE 95% DAS PESSOAS NO JAPÃO SÃO CREMADAS?

A cremação é considerada uma prática tradicional no Japão e aceita por 95% dos japoneses. Uma tradição que perdura há anos. A CREMAÇÃO – www.planocremacao.com.br – chegou ao Japão em 552 D.C. sob influências budistas da China.
Existem diversos fatores que fizeram com que a cremação fosse bem aceita pelos japoneses, um deles é o pouco espaço territorial que, como consequência limita os espaços para os sepultamentos.

VOCÊ SABIA QUE 95% DAS PESSOAS NO JAPÃO SÃO CREMADAS?
VOCÊ SABIA QUE 95% DAS PESSOAS NO JAPÃO SÃO CREMADAS?

Outro fator também IMPORTANTE, ocorreu em 1867, ano em que foi promulgada uma lei em que as pessoas que morressem por doenças contagiosas deveriam obrigatoriamente ser CREMADAS, com o objetivo de evitar uma possível epidemia. Com isso, a cremação foi difundida e aceita por quase todas as religiões japonesas.

No Japão apenas 2% das pessoas seguem o cristianismo, enquanto a grande parte são adeptos do budismo e xintoísmo, religiões que veem como abominável o corpo entrar em decomposição.

Para se ter uma ideia de como funciona a tradição, antigamente apenas pessoas condenadas a morte não eram cremadas. Seguindo a TRADIÇÃO, geralmente o filho mais velho da pessoa falecida fica responsável por toda a organização do funeral.

OS PREPARATIVOS PARA A CREMAÇÃO NO JAPÃO

Para realizar uma cremação – www.planocremacao.com.br – no Japão, faz-se necessário que alguns procedimentos sejam realizados antes, como os preparativos para o funeral.

Veja como são essas práticas.

Em tempos antigos, era costume dos FAMILIARES lavarem o corpo dos entes queridos, essa prática mudou com os tempos, e esta função ficou por conta dos Nokanshi (agentes funerários). Após o banho, os orifícios são preenchidos com gaze ou algodão, feito isto, os homens são vestidos com ternos e as mulheres com um quimono. Em alguns casos se faz necessário o uso de maquiagens.

Com o fim dos procedimentos, o corpo é envolvido com gelo seco, e assim permanece até o dia do velório, pois a cultura JAPONESA não tem o costume de embalsamar os seus mortos.

Algumas famílias ainda mantém o costume de levar o corpo para dormir em suas casas, com o objetivo de passar mais algum tempo ao lado do ente querido. No dia seguinte, o corpo é levado para o local da cerimônia.

Um outro fato curioso da CREMAÇÃO NO JAPÃO, é a superstição chamada Tomobiki, eles acreditam que deve-se escolher os dias certos para o sepultamento, pois alguns dias são considerados desfavoráveis para o funeral, eles acreditam que se o sepultamento for realizado nos dias do ciclo lunar, uma antiga lenda chinesa, os maus espíritos “puxarão os amigos para junto do falecido”.

A CREMAÇÃO

O corpo é colocado dentro do caixão, familiares e amigos devem seguir o ritual e se vestir de preto como sinal de luto, dentro do caixão são colocados objetos pessoais do falecido e a sua comida Preferida.

No necrotério, os visitantes se aproximam do ALTAR onde o caixão está posto, ascendem um incenso, se curvam, fazem sua preces e depois prestam condolências às famílias, feito isto, eles são designados para uma sala onde há comidas e bebidas.

No JAPÃO é comum que os convidados ajudem com os gastos do FUNERAL e da cremação – www.planocremacao.com.br – um envelope chamado Koden circula entre os convidados e as pessoas que ajudam colocam seus nomes em um papel que posteriormente é entregue aos familiares.

Após todo o ritual, os convidados são dispensados e recebem uma lembrança. Feito isto, a família segue para assistir a cerimônia de CREMAÇÃO – www.planocremacao.com.br – e todos, inclusive as crianças devem aguardar até que ela seja concluída, a cremação dura em média duas horas.

Após concluída a cremação, as CINZAS são depositadas em uma urna – www.urnaparacinzas.com.br – onde ocorre o último ritual em que as cinzas são levadas para os jazigos das famílias.

Hoje você descobriu o porque que 95% dos japoneses são CREMADOS e também descobriu algumas curiosidades sobre os preparatórios que antecedem essa cerimônia.

Para maiores informações, acesse nosso websitewww.planofunerariofamiliar.com.br